Mulheres e homens desempenham, ao longo da história da humanidade, papéis diferentes na sociedade. Essa diferença está ligada diretamente ao gênero, feminino ou masculino, logo devido essa construção cultural, existem papéis na sociedade designados ao homem e outros a mulher. Mas essa desigualdade que oprimiu,e continuam a oprimir as mulheres, está diminuindo com o passar dos anos. Direitos foram assegurados as mulheres após a mobilização de movimentos, como o movimento feminista, que ajudou a mulher a conquistar o direito de voto. Mesmo assim, falar em igualdade entre os sexos deixa a desejar e mudanças devem ocorrer para que de fato homens e mulheres tenham os mesmos direitos e sejam tratados como iguais.
Contudo, é necessário refletir sobre as desigualdades que prevalecem. Não há igualdade de salários, por exemplo. E perdura o preconceito contra a mulher no que diz respeito ao trabalho e desempenho nas mesmas funções profissionais exercidas por homens. Além disso, a mulher acumula também a tarefa de dona de casa, pois, mesmo tendo conquistado a oportunidade de trabalhar fora, o trabalho doméstico é culturalmente assimilado como sua obrigação e não do homem.
Outra questão a ser analisada é a violência contra a mulher, que é um desafio a ser superado. A 'Lei Maria da Penha' é uma conquista e significa um avanço na luta pelos direitos da mulher, acima de tudo um direito de integridade como ser humano, pois tanto mulheres quanto homens devem ter este direito.
O papel social da mulher vem se transformando desde o século passado. Hoje mulheres assumem diferentes funções perante a sociedade, e tem maior autonomia, liberdade de expressão e decisão, e voz crítica. Podem decidir quanto ao estudo e trabalho que querem exercer, bem como quantos filhos querem ter. Não são mais submissas ao homem, e na sociedade moderna não se a acredita na inferioridade da mulher. Mesmo que os direitos e deveres ainda não sejam iguais, foram conquistados patamares similares. Há ainda mudanças a serem feitas, e questões sobre gênero e igualdade social devem estar presente na pauta de discussões e tomada de decisões para a construção de uma sociedade igualitária, visando a importância dos direitos humanos.
No comments:
Post a Comment